No passado a imagem do bibliotecário era associada aos livros e às bibliotecas tradicionais, atribuição que por muito tempo se fez única realmente, porém na atualidade esse universo mudou.
Com o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, nos vemos cercados de informações por todos os lados, através de milhares de livros e textos, artigos de revistas e jornais, músicas, websites, filmes, vídeos e imagens.
O bibliotecário atua como analista de conteúdo de Internet; administra, desenvolve e mantem banco de dados, sistemas de informação, bibliotecas digitais e virtuais; implementa e integra os processos de gestão do conhecimento, gerencia os trabalhos que envolvem a organização e disseminação do acervo: seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação e serviço de referência. Hoje, com a Sociedade do Conhecimento tendo tanta oferta de informação, percebeu-se a necessidade de focar na chamada "competência em informação" (information literacy), onde o conhecimento e a inovação são os bens mais valorizados, ou seja a capacidade de saber selecionar, interpretar, analisar e utilizar a informação mais adequada para determinada necessidade.
Assim, o bibliotecário, pela sua formação e experiência profissional, acaba sendo fundamental na promoção da competência em informação, atuando em lugares como centros de documentação ou informação, arquivos, centros culturais, centros de memória, museus, editoras, empresas de rádio e TV, Internet, órgãos governamentais, empresas privadas, terceiro setor, bancos de imagem, enfim, onde é preciso organizar a informação, independentemente onde ela esteja, facilitando seu acesso aos usuários.Além de tratar e desenvolver recursos de informação, o Bibliotecário pode desenvolver e realizar ações educativas e culturais, principalmente no acesso à leitura; trabalhar na organização e disponibilização de documentação histórica e conservação, resgate da memória institucional além de integrar e desenvolver estudos e pesquisas em diversas áreas.
O bibliotecário é um profissional de nível superior, bacharelado em Biblioteconomia e tem o seu dia comemorado em 12 março, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, nascido em 12 de março de 1882, figura de múltiplos talentos e profissões: formou-se engenheiro, mas também exerceu ocupações como jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário e, especialmente, bibliotecário. É considerado o primeiro bibliotecário por concurso no Brasil, atuando no Museu Nacional do Rio de Janeiro.
O Dia do Bibliotecário e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorada de 3 a 29 de outubro, foram instituídos através do Decreto Federal nº 84.631 de 9 de abril de 1980.
A profissão é fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.



Maria Aparecida Machado
Bibliotecária – E.E. Professor Antonio Firmino de Proença